A luz visível é a radiação proveniente do sol que traz a claridade, é a iluminação que somos capazes de enxergar, que é capaz de iluminar objetos tornando-os visíveis, que corresponde a cerca de 40% da radiação total que chega ao planeta. Além de ser uma radiação solar, a luz visível também é proveniente da iluminação por lâmpadas artificiais bem como equipamentos eletrônicos como TV, celular, computadores e tablets.
Dentro do espectro da luz visível, incluem se as luzes coloridas, inclusive a luz azul que tem sido constantemente falada no meio da estética por causa de seus diversos malefícios para a pele.
A luz azul estimula a produção dos radicais livres, que aceleram a oxidação das células e provocam o envelhecimento precoce. As células que pigmentam a pele têm receptores por essa luz que pode piorar manchas, como o melasma.
Por isso, mesmo sem exposição ao sol, há raios luminosos que não só podem como afetam a nossa pele direta e indiretamente, trazendo dos os malefícios da radiação solar.
A forma mais adequada de proteção contra a luz visível é a sombra, ou seja, uma proteção física que impeça o contato da radiação com o organismo. Para a proteção da pele os dermocosméticos também podem ajudar, basta escolher produtos que contenham ativos que também façam uma barreira física sobre a pele, como pigmentos de óxido de ferro, filtros solares minerais e até análogos à melanina, substância natural da nossa pele que nos protege contra as radiações.
Além disso, o protetor solar, quando inserido em seu dia a dia, traz inúmeros benefícios a pele, como evitar o envelhecimento precoce, mantendo-a mais jovem, iluminada e saudável, adiar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, prevenir manchas, oleosidade excessiva, ressecamento e também o câncer da pele. Com nosso BlurVie C, por exemplo, você confere a proteção dos raios IR, UV e de luz visível, além de contar com ativos que vão deixar sua pele hidratada, renovada e auxiliarão na produção de colágeno.